segunda-feira, 19 de setembro de 2016

TAMBOR DA ALDEIA 17 ANO XI

Boletim do Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre
e-mails:  imprensalivre@ari.org.br e ari@ari.org.br
blog: http://tambordaaldeia.blogspot.com



Destaques: Profissionais sofrem agressões em Brasília e SP. Projeto transforma em crime hediondo homicídio de jornalistas em razão da profissão. Editor é morto a tiros no México.

O CEGO QUE VÊ

Don't Breathe (O Homem nas Trevas) é um filme de terror estadunidense dirigido por Fede Alvarez e escrito por Alvarez e Rodo Sayagues, o filme é estrelado por Jane LevyDylan MinnetteDaniel Zovatto e Stephen Lang e concentra-se em três amigos que ficam preso dentro da casa de um homem cego durante uma tentativa de assalto.
O filme recebeu críticas positivas e foi considerado um sucesso inesperado, arrecadando mais de US$ 66 milhões contra um orçamento de US$ 9,9 milhões. Bons sustos!

FOCO NA EMENDA 14

REUNIMOS OS COLEGAS QUE ESTÃO FAZENDO TRABALHO PARLAMENTAR NA FRENTE DA SEDE DA ANFIP.

CONTRA A REFORMA EM SALVADOR E STA CRUZ DO SUL


FRENTE EM DEFESA DA SOCIEDADE

As últimas semanas foram marcadas pelo esforço conjunto de parlamentares e de representantes dos movimentos sindicais e sociais em torno da construção de frentes de trabalho em defesa dos direitos da sociedade. Mais uma dessas trincheiras foi lançada na quarta-feira (14), na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, com nossa participação. A Frente Ampla Brasil, idealizada pelo senador Paulo Paim (PT/RS), é a união de mais de vinte frentes mistas de parlamentares e de movimentos ativos no Congresso Nacional.
Diante de dezenas de presidentes de entidades e do deputado federal Roberto de Lucena (PV/SP), Paulo Paim explicou que a Frente Ampla Brasil é um grupo suprapartidário e intersindical, que atuará em defesa dos trabalhadores e dos aposentados. “Além disso, a Frente busca defender também as minorias, como os negros, índios, ciganos, pessoas em situação de rua, LGBTT, idosos, entre outros”, destacou Paim.
Nós destacamos que este é o momento de unificação de esforços para que haja êxito no trabalho, já que o cenário, segundo ele, é de “turbulência”. Para nós, o que muitos pretendem é esfacelar a rede protetora criada pela Constituição de 1988. “Quando vimos uma nação tumultuada, com descontrole das contas públicas, com inflação, taxas de juros e desemprego em alta, economia em queda livre e, acima de tudo, com essa carga tributária elevadíssima, nos preocupa porque não se vê o túnel, quanto mais a luz”, lamentamos.

ACELERANDO A JUSPREV

Juntamente com o vice-presidente de Assuntos da Seguridade Social, Décio Bruno Lopes, nos reunimos na terça-feira (13) com a consultora previdenciária da Jusprev, Paola Machado, para discutirmos estratégias de divulgação do Plano de Previdência Associativa que a ANFIP mantém junto à Jusprev

CAMPANHA SALARIAL ACIRRADA

Com plenário lotado de associados da ANFIP, a Comissão Especial que analisa o PL 5864/2016, que trata da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil, realiz
ou sessão nesta segunda-feira (12), na Câmara dos Deputados. Entregamos ao relator da proposta, deputado Wellington Roberto (PR/PB), as contribuições da ANFIP à pauta não remuneratória, resultado do termo de acordo assinado pela Entidade. O documento contém críticas à pauta salarial constante no projeto de lei, com alteração de subsídio para vencimento básico, mudança rejeitada pela Associação, tendo como base a Assembleia Geral Extraordinária de 26 de julho. A Entidade prioriza a aprovação da Emenda 14, de autoria do deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), com vistas a manter e valorizar o subsídio.

FUNDOS DE PENSÃO PREOCUPAM

Participamos como palestrante, nesta sexta-feira (9), do XIII Seminário de Participantes de Fundos de Pensão, que acontece em Porto Alegre (RS). O evento é realizado pela regional gaúcha da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar).
Com o tema “Previdência Social - é preciso uma nova reforma?“, abordamos a conjuntura da política previdenciária pública e privada do Brasil e falou sobre os impactos de uma possível reforma da Previdência Social. “Não se pode mexer em Previdência ao bel-prazer de quem está no governo. Todos os governos falaram em reforma da Previdência, mas sempre na lógica de precarizar e retirar direitos”, criticamos.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

DOIDEIRA DOS MALUCOS

O filme Esquadrão Suicida tem ação, efeitos especiais, edição, ritmo acelerado e aventura. Porém sua narrativa é maciça, confusa e barulhenta. É mais uma tentativa da DC Comics em criar uma série de filmes interligados como o bem-sucedido universo cinemático da Marvel.

MAIS UM DO WOODY

Cafe Society, um filme de Woody Allen com Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Steve Carell, Blake Lively. Nos anos 1930Bobby (Jesse Eisenberg) se apaixona por Vonnie (Kristen Stewart), a secretária de seu tio Phil (Steve Carell), um agente de celebridades. Bom programa, mas nada deslumbrante!

VINHOS DO BRASIL

Na Fundação Ecarta, sob a coordenação do sommelier Vinicius Santiago, descobrimos a diversidade de vinhos brasileiros. 

O Brasil tem uma grande diversidade de estilos de vinhos, com alta qualidade e elaborados em diversas regiões. Venha conhecer as características da vitivinicultura praticada nos oito estados produtores do Brasil, suas singularidades e castas de destaque. Conheça um Brasil cada vez mais independente de rótulos e pré-concepções, através de vinhos elaborados com paixão e tecnologia, feitos por produtores impulsionados pela exploração de novos terroirs.

ULTIMANDO O PREMIO DE JORNALISMO

NO INÍCIO DA NOITE, NOS REUNIMOS NA SEDE DA ASSOCIAÇÃO RIOGRANDENSE DE IMPRENSA, FAZENDO AS ÚLTIMAS ALTERAÇÕES NO REGULAMENTO DO PRÊMIO ARI/BANRISUL DE JORNALISMO DESTE ANO.

PLANEJAMENTO NA AGAFISP

NOS REUNIMOS NA SEDE DA AGAFISP, SOB A COORDENAÇÃO DO PRESIDENTE CÉSAR MACHADO, PARA DEFINIR DIVERSAS AÇÕES DA ENTIDADE.

COM AS CENTRAIS, DEBATENDO ESTRATÉGIAS

O grupo de trabalho (GT) constituído pelas centrais sindicais, Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e ANFIP reuniu-se na terça-feira (6), em São Paulo, para definição de estratégias de atuação conjunta quando do envio pelo governo da proposta de reforma previdenciária ao Congresso Nacional. Participamos juntamente com o vice-presidente de Política de Classe, Floriano de Sá Neto, além de dirigentes da CUT, CGTB, CSB e Força Sindical. 

POR UMA PREVIDÊNCIA JUSTA E SOLIDÁRIA

"Nas pouco mais de três décadas de redemocratização, os governos iniciaram seus mandatos sempre anunciando reformas nas áreas tributária, trabalhista e previdenciária.
Nunca vimos as medidas objetivarem a redução da carga tributária, a melhoria das condições de trabalho no campo ou na cidade ou a elevação do poder aquisitivo das aposentadorias.(...)" (Leia a íntegra do artigo em http://coletaneavr.blogspot.com.br)

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

TAMBOR DA ALDEIA 16 ANO XI

Boletim do Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre
e-mails:  imprensalivre@ari.org.br e ari@ari.org.br
blog: http://tambordaaldeia.blogspot.com


Destaques: RSF condena morte de repórter no interior de MG. Profissionais são agredidos e presos durante manifestações contra o governo. Justiça nega indenização a fotógrafo que perdeu a visão em cobertura de protesto.

Seguidores

Arquivo do blog