domingo, 29 de novembro de 2015

TAMBOR DA ALDEIA 45 ANO X

Boletim do Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre
e-mails:  imprensalivre@ari.org.br e ari@ari.org.br
blog: http://tambordaaldeia.blogspot.com
ANO X - Nº 45 – 30 de novembro de 2015


Destaques da semana: Radialista é morto a tiros no interior do MA. ABI ingressa com ação no STF contra Lei do Direito de Resposta. Jornalista é assassinado ao sair de casa na Colômbia. Vaticano indicia jornalistas por vazamento de documentos secretos.

NO INTERIOR MINEIRO

EM 27 DE NOVEMBRO, PARTICIPAMOS DAS COMEMORAÇÕES DE FINAL DO ANO DOS ASSOCIADOS RESIDENTES EM JUIZ DE FORA, SOB A BATUTA DA LÍDER CECÍLIA BUZZELLI. MAS, PRA CHEGAR LÁ...

RÁPIDO PÉRIPLO AMERICANO


Num quase bate e volta em Miami Beach, vimos a eterna vibração da península milionária.

domingo, 22 de novembro de 2015

TAMBOR DA ALDEIA 44 ANO X

Boletim do Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre
e-mails:  imprensalivre@ari.org.br e ari@ari.org.br
blog: http://tambordaaldeia.blogspot.com


Destaques da semana: Justiça do MA aumenta pena de assassino de repórter. OAB questiona no STF parte da Lei do Direito de Resposta. Dois jornalistas morrem no atentado na França. Equipe de TV russa sofre ataques na Bélgica.

O CEARÁ RECEBE OS AUDITORES

Foi realizado nesta sexta-feira (20) o X Encontro do Nordeste dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, numa iniciativa das Estaduais da ANFIP na Região Nordeste com apoio da Associação Nacional. Fortaleza, a bela capital do Ceará, recebeu Auditores de todo o Brasil para discutir o fortalecimento e a valorização do cargo e assuntos técnicos relacionados às atividades específicas do Auditor.
No painel ANFIP e Regionais, Vilson Romero cumprimentou a Comissão Organizadora do X Encontro do Nordeste e relatou as atividades que a Entidade tem desenvolvido na gestão, detalhando o trabalho parlamentar, a campanha salarial e a atuação pela melhoria do serviço assistencial, que também foi objeto de apresentação da vice-presidente de Serviços Assistenciais, Dulce Wilennbring de Lima.

CONTRA A RENOVAÇÃO DA DRU

O presidente da ANFIP, Vilson Antonio Romero, advertiu nesta quinta-feira (19) os deputados que integram a Comissão Especial destinada a analisar a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU) sobre os prejuízos que a proposta trará para a Seguridade Social, e consequentemente para os benefícios sociais destinados à sociedade, caso seja aprovada. Serão apreciadas três Propostas de Emendas à Constituição que tratam do mesmo tema e tramitam apensadas: PECs 4, 87 e 112, todas de 2015.

NOVO COMANDO NO FONACATE

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) realizou nesta terça-feira (17), em Brasília, a última reunião de 2015 do Conselho Deliberativo. O presidente da ANFIP, Vilson Antonio Romero, e o vice-presidente de Política de Classe, Floriano Martins de Sá Neto, participaram do encontro, que, entre outras deliberações, elegeu novos Conselhos Deliberativo e Fiscal para o triênio 2016/2018. A ANFIP passou a ocupar o Conselho Fiscal.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O SENADOR E SEU AUTÓGRAFO

O presidente da ANFIP, Vilson Antonio Romero, prestigiou a sessão de autógrafos do livro “Palavras em Mar Revolto”, do senador Paulo Paim (PT-RS), no sábado (14), durante a Feira do Livro de Porto Alegre. O livro, também lançado em braile, reúne artigos e entrevistas publicados em 2015 nos principais jornais e revistas do Brasil. Os temas tratam da conjuntura nacional, direitos dos trabalhadores, crises política e econômica, entre outros.

NOSSO ESCRITOR DE CHAPECÓ

O presidente da ANFIP, Vilson Antonio Romero, esteve na sessão de autógrafos, ocorrida neste fim de semana, na Feira do Livro de Porto Alegre (RS), do livro “Condá – O Imperador do Oeste”, do associado, escritor crissiumalense, Marco Aurélio Nedel. O livro retrata a vida do índio kaigang Vitorino Condá, o maior líder indígena do sul do Brasil no século XIX.

BOLETIM 43 ANO X

A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL E NO MUNDO
Notas do Brasil
Itaenga (PE) - O radialista Israel Gonçalves Silva, da Rádio Comunitária Itaenga FM, foi morto a tiros na manhã de 10 de novembro. O profissional, que também era guarda municipal, teria sido atingido por disparos feitos por dois homens em uma moto. Dados do 12° Batalhão de Polícia Militar mostram que pelo menos dois tiros acertaram o radialista. Há duas semanas, Silva teria afirmado ao vivo, durante o seu programa – que trata de segurança pública –, que estava sendo ameaçado de morte. O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) condenou o assassinato.

São Paulo (SP) - A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) criticou a aprovação do projeto de lei que regulamenta o direito de resposta a qualquer pessoa que se sentir ofendida por materiais jornalísticos veiculados em empresas de comunicação. A organização justificou o desacordo ressaltando que o projeto aprovado “põe em risco a liberdade de expressão”. A nota ainda fez menção à presidente como poder de veto a alguns dispositivos do texto original com objetivo de “reduzir os danos” da proposta.

Salvador (BA) - O Tribunal de Justiça (TJ-BA) suspendeu a censura de informações sobre um resgate de trabalhadores em condições análogas à escravidão noticiadas pela ONG Repórter Brasil. O site da publicação chegou a ser invadido em setembro após a veiculação das reportagens. Segundo a ONG, em janeiro do ano passado, uma operação resgatou 23 trabalhadores da fazenda Graciosa, localizada em Xinguara (PA). A iniciativa teve participação do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Rodoviária Federal.  A empresa Morro Verde Participações, responsável pela região, obteve uma medida cautelar que obrigou a apagar o seu nome das notícias sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

Moju (PA) - O cinegrafista Reginaldo Ramos, da RBA TV, teve seus equipamentos de trabalho apreendidos pelo prefeito Deodoro da Rocha,  após cobrir uma manifestação em 9 de novembro em frente à casa do político. O jornalista realizava filmagens de um protesto promovido por funcionários de uma empresa terceirizada quando foi abordado pelo prefeito, que estava acompanhado de policiais militares. O repórter foi levado para dentro da casa de Lelé, onde ficou retido por alguns minutos, de acordo com testemunhas.

Goiânia (GO) - O jornalista Jorge Kajuru está sob proteção policial após ter sido ameaçado de morte por ter denunciado um esquema de corrupção no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que envolveria o nome de alguns políticos do Estado.  Em sua conta no Twitter, Kajuru confirmou as ameaças.

Campo Grande (MS) - Uma jornalista do Midiamax que não quis ser identificada foi forçada pelo superintendente de comunicação da cidade, Djalma Jardim Neto, a mostrar todas as fotos que havia registrado durante agenda pública do prefeito Alcides Bernal (PP) realizada em 9 de novembro. O superintendente teria justificado a ordem à jornalista como uma forma de confirmar se o prefeito “não teria saído feio nas fotos”. Após o evento, a repórter foi conduzida até uma sala do gabinete onde ficou sozinha com o prefeito. Em nota, o Midiamax informou ter levado o caso à polícia, a quem Bernal e Neto deverão prestar explicações pelo crime de constrangimento legal.

Rio de Janeiro (RJ) - O Tribunal de Justiça (TJ-RJ) decidiu em 11 de novembro manter a decisão da primeira instância do processo por danos morais movido pelo diretor da TV Globo, Ali Kamel, contra o jornalista Luís Nassif. O desembargador Gabriel Zefiro decidiu manter a decisão da juíza Larissa Schueler, da 26ª Vara Cível de condenar Nassif por danos morais após o jornalista ter escrito em seus textos que: “onde Kamel coloca a mão, vira lama”, que ele “gosta de ser paparicado e expor subordinados ao ridículo” e tê-lo chamado de “subintelectual da velha mídia”.

Pelo mundo
Venezuela - A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) solicitou que a Venezuela tome medidas cautelares para proteger os diretores de veículos de comunicação que enfrentam ameaças e processos judiciais por parte do governo. As medidas cautelares foram concedidas a Teodoro Petkoff (revista Tal Cual), Miguel Henrique Otero (jornal El Nacional), Alberto Federico Ravell e Isabel Cristina Ravell (site La Patilla).

França - O Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH), em Estrasburgo, decidiu em 10 de novembro que a revista Paris Match tinha o direito de revelar a existência de um filho ilegítimo do príncipe Albert de Mônaco, uma vez que esta informação saiu da esfera da vida privada do monarca. A justiça entendeu que a condenação da revista em razão da publicação da reportagem sobre o tema constitui violação da liberdade de expressão,uma vez que se tratava de uma informação de interesse público, “levando em conta o caráter hereditário de suas funções de chefe de Estado”.

Egito - O exército anunciou em 10 de novembro a libertação do jornalista e ativista Hosam Bahgat, que estava preso há dois dias após ser acusado de “propagar informações falsas contra o interesse nacional”, depois de publicar uma reportagem que denunciava um frustrado golpe de Estado no país. A soltura do jornalista foi forçada após mobilizações de entidades egípcias e da Organização das Nações Unidas (ONU).

Vaticano - O Vaticano abriu uma investigação “por cumplicidade no roubo de documentos” contra os jornalistas italianos Gialuigi Nuzzi e Emiliano Fittipaldi, autores de livros sobre a corrupção na igreja católica. As obras “Vía Crucis”, de Nuzzi, e “Avaricia”, de Fittipaldi, revelam também a resistência interna contra as reformas propostas pelo Papa Francisco. As denúncias são baseadas em documentos, gravações, e-mails, atas de reuniões e fotos roubadas dos escritórios do Vaticano.
................................
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.
O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br), Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional deJornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.eu)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se (portal.comunique-se.com.br), Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan-ifra.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista.

Pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

REPRESENTANTE NO MT

Ana Pereira Leite foi eleita representante da ANFIP do estado do Mato Grosso, em reunião realizada na quinta-feira (12) no Auditório da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Cuiabá. Os presentes também elegeram Wilza do Carmo Soares como representante suplente. O encontro contou com as presenças do presidente da ANFIP, Vilson Antonio Romero, e do coordenador do Conselho de Representantes, Ademar Borges.

O INCENTIVO AOS OS

O presidente da ANFIP, Vilson Antonio Romero, e membros do Conselho Executivo discutiram o funcionamento dos Observatórios Sociais com o representante do Observatório Social do Brasil (OSB) e presidente do Observatório Social do Distrito Federal, Antônio Barros. No encontro, nesta quarta-feira (11) na sede da Associação, em Brasília, os conselheiros reafirmaram o compromisso da ANFIP com o incentivo à criação dos observatórios, cujo foco de atuação é promover a transparência e a qualidade na aplicação dos recursos públicos.

HOMENAGEM AOS EX

Os ex-presidentes Jorge Cezar Costa (2009-2011), Floriano Martins de Sá Neto (1993-1995) e Severino Cavalcante (1997-1999), que estão desenvolvendo atividades esta semana na ANFIP, em Brasília, receberam nesta quarta-feira (11) dos membros do Conselho Executivo as publicações “Galeria dos Presidentes da ANFIP” e "ANFIP 65 anos", como forma de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho empreendido em defesa dos ideais da Entidade na história de seus 65 anos de existência.
O presidente Vilson Romero, ao saudá-los, destacou ainda a iniciativa da Estadual de Minas Gerais, que inaugurou a galeria dos ex-presidentes da ANFIP que representavam MG, fato também elogiado pela coordenadora do Conselho Fiscal, Maria Geralda Vitor.

ELEITA DIREÇÃO DO CONSELHO DA FUNDAÇÃO

Os integrantes do Conselho Curador da Fundação ANFIP de Estudos da Seguridade Social deram posse, nesta terça-feira (10), aos membros indicados pela mantenedora e elegeram o presidente e a secretária para o biênio 2015/2017. 
Os membros indicados pela ANFIP são Vilson Antonio Romero, Miguel Arcanjo Simas Nôvo, Manoel Eliseu de Almeida, Décio Bruno Lopes e Floriano Martins de Sá Neto, que juntamente com Jorge Cezar Costa e Maria Aparecida Fernandes Paes Leme integram o referido Conselho até 2017. 
Na oportunidade, os conselheiros presentes elegeram Vilson Romero para presidente do Conselho Curador e Maria Aparecida Fernandes para exercer o cargo de secretária. Romero, que também preside o Conselho Executivo da ANFIP, agradeceu aos membros do Conselho Curador e reforçou a importância de a Fundação aprofundar seu trabalho no desenvolvimento de estudos e análises técnicas de interesse dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil e da sociedade. 

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

SEGUNDA PARLAMENTAR

PELA VALORIZAÇÃO DOS AUDITORES E EM DEFESA DO FISCO ESTIVEMOS NESTA SEGUNDA COM OS  DEPUTADOS FEDERAIS JOSÉ FOGAÇA (PMDB) E COVATTI FILHO (PP) E O SENADOR LASIER MARTINS (PDT).

TAMBOR DA ALDEIA 42 ANO X

Boletim do Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre


Destaques da semana: Congresso aprova lei do direito de resposta. TJ-MG livra jornal de indenizar vereador. Explosão de bomba mata apresentadora na Síria. Profissional sofre ofensas na Alemanha.

CELEBRAÇÃO PARA A GRANDE CANTORA

O ARAUJO VIANA LOTADO VIBROU, DANÇOU, CHOROU E CANTOU COM ZÉLIA DUNCAN, ARLINDO CRUZ, CAMILA PITANGA, CHICO CÉSAR E JOÃO BOSCO NA HOMENAGEM AOS 50 ANOS DE CARREIRA DE MARIA BETHÂNIA. NO DOMINGO, 8 DE NOVEMBRO.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

CONVERSA SOBRE LIVROS

NO PROGRAMA DE SÁBADO, GLEI E EU REUNIMOS AMIGOS PARA DEBATER AS NOVIDADES DA FEIRA DO LIVRO. CONOSCO ERENICE GONÇALVES, THAMARA PEREIRA E MUITO MAIS.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

TAMBOR DA ALDEIA 41 ANO X

Boletim do Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre
e-mails:  imprensalivre@ari.org.br e ari@ari.org.br
blog: http://tambordaaldeia.blogspot.com
ANO X - Nº 41 – 3 de novembro de 2015
 

Destaques da semana: Fenaj divulga nota contra impunidade. MPF mandar arquivar quebra de sigilo das fontes no interior de SP. Tribunal português proíbe jornal e revista de publicar notícias sobre corrupção. Sindicato denuncia desaparecimento de jornalista no Egito.

MULHERES NA COMÉDIA

    Um ano depois de terem se conhecido, a escritora Adriana e o estilista de moda André ainda procuram pela felicidade. Mas Adriana descobre que André lançará sua nova linha de roupas num navio, e viajará dos EUA ao México acompanhado por uma top model devoradora de homens. Assombrada por antigas paranoias, Adriana convence sua irmã, Luiza, a pegar o primeiro voo para Miami. No dia seguinte, Dialinda, que agora trabalha nos EUA, recebe as irmãs e leva as duas até o porto. Um problema inesperado faz com que elas percam a partida do navio. Dialinda propõe que sigam de carro até o México, sem saber que foi jurada de morte pela família de traficantes para quem trabalhava. Além dos bandidos, Adriana e suas amigas também são seguidas por Roger, um charmoso agente do FBI. É o começo de uma nova jornada cheia de equívocos e confusões, por ar, terra e finalmente mar, em que Adriana provará, uma vez mais, que não há fronteiras para uma mulher apaixonada.
      Direção: Cris D’Amato
      Elenco: Giovanna Antonelli, Reynaldo Gianecchini, Fabiula Nascimento, Thalita Carauta

Seguidores

Arquivo do blog