segunda-feira, 17 de junho de 2013

A MÁSCARA, O PROTESTO E O VÂNDALO

"Guy Fawkes viveu pouco mais de 35 anos. Soldado inglês católico nascido na Londres de 1570, foi executado na forca por traição e tentativa de assassinato no inverno de 1606. Na Conspiração da Pólvora que pretendia matar o rei protestante Jaime I, ele era o guardião dos barris de pólvora que iriam explodir o Parlamento do Reino Unido, plano mal-sucedido com a descoberta e desarme do levante liderado por Robert Catesby.


Pois a máscara estilizada de Fawkes, usada pela personagem anarquista alcunhado de V na “graphic novel”, virou ícone do grupo “Anonymous” que se une através das redes sociais desde 2003, apoiando diversos movimentos e causas como Occupy Wall Street, a Primavera Árabe e defendendo Julian Assange, fundador do Wikileaks.
Agora, a representação de protesto aporta no Brasil, escondendo o rosto de muitos dos manifestantes que neste mês de junho iniciaram protestos nas principais cidades, com a contestação focada em seu nascedouro no aumento da tarifa do transporte coletivo.(...)" (Leia a integra no blog http://coletaneavr.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog