ÀS 20:16 H, DO JARDIM BOTÂNICO, PORTO ALEGRE - RS, O ÚLTIMO SOL DE 2011!
QUE VENHAM OS SÓIS DE 2012!
Fontes: ARI (www.ari.org.br), ABI (www.abi.org.br), Fenaj (www.fenaj.org.br), ANJ (www.anj.org.br), Observatório da Imprensa, Abert (www.abert.org.br), Abraji (www.abraji.org.br), Portal Imprensa (www.portalimprensa.com.br), Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa (www.liberdadedeimprensa.org.br), Portal Coletiva (www.coletiva.net), Sociedade Interamericana de Imprensa (Miami), Federação Internacional de Jornalistas (www.ifj.org) (Bruxelas), Sindicato dos Jornalistas de Portugal (www.jornalistas.online.pt)(Lisboa), ONG Repórteres Sem Fronteiras (www.rsf.org) (Paris), Portal Comunique-se, Comitê de Proteção aos Jornalistas (Nova Iorque), Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (knightcenter.utexas.edu), ONG Campanha Emblema de Imprensa (PEC), Freedom House (www.freedomhouse.org), Associação Mundial de Jornais (www.wan.org), Fórum Mundial dos Editores e outras instituições e entidades de defesa do livre exercício da profissão de jornalista. 
ORÇAMENTO ANUAL DO SINDICATO, ARMA INSTITUCIONAL, NOVA MENSALIDADE FORAM ALGUNS DOS TEMAS EM DEBATE NA ÚLTIMA REUNIÃO DO CONSELHO DE DELEGADOS SINDICAIS DO SINDIFISCO QUE OCORRE EM BRASÍLIA ATÉ QUINTA-FEIRA. E NA TERÇA, À TARDE GRANDE NÚMERO DE FILIADOS ESTEVE PRESENTE AO SEMINÁRIO DE COMBATE AO PL 1992, QUE CRIA A PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS.
Destaques da semana: Diário Oficial publica Lei de Acesso à Informação. Gallup classifica Brasil como o segundo país mais perigoso para a imprensa na AL. Jornal e emissoras sofrem ataques no México e na Bolívia. Profissionais recebem ameaças no Peru, Honduras e Equador.
AGRADECEMOS A TODOS - DIRETORIA ATUAL,QUE PERMITIU FAZER UM BOM TRABALHO! DIRETORIA FUTURA, QUE SE COMPROMETEU E PARTICIPOU DA CAMPANHA! MAS PRINCIPALMENTE AOS FILIADOS DO SINDIFISCO NACIONAL EM PORTO ALEGRE QUE NOS HONRARAM COM QUASE 7O% DOS VOTOS VÁLIDOS NA ELEIÇÃO CUJA APURAÇÃO ENCERROU NESTA SEXTA-FEIRA! AGORA, AO TRABALHO!
Destaques da semana: Morte de cinegrafista carioca reabre debate sobre cobertura em zonas de risco. Presidente de emissora da PB tenta esfaquear apresentador. Profissionais sofrem agressões na Venezuela e Guatemala. RSF condena prisão de jornalistas em Israel.
"Manchetes de toda semana: “Motorista embriagado perde o controle do veículo, atravessa canteiro central e mata cinco pessoas da mesma família que saía em férias. Dois jovens mociclistas morrem no perímetro urbano. Casal perde a vida em choque de automóvel com caminhão. Feriadão registra recorde de mortes em acidentes de trânsito. Ciclista é atropelado na margem da BR. Carro invade calçada, mata três e deixa cinco pessoas feridas.” Mudam de endereço, tipo e marca dos veículos envolvidos, idade e sexo das vítimas, mas o horror no trânsito não tem paradeiro. Enquanto a tragédia não ocorre com um familiar próximo ou uma personalidade da cidade ou do meio artístico ou um de nós, este morticínio diário não mexe conosco, já faz parte do cotidiano. Parece estarmos amortecidos e impotentes diante deste pesadelo que ceifa mais de 110 vidas diariamente em todo o Brasil. Há, com certeza, ingredientes explosivos contribuindo decisivamente para esta tragédia cotidiana. Estradas em más condições, velocidade excessiva, imprudência e despreparo dos condutores, embriaguez ao volante, veículos em demasia e muitos sem adequada manutenção. (...)" Leia a íntegra no blog http://coletaneavr.blogspot.com
Destaques do Tambor da Aldeia desta semana: Fenaj denuncia 40 atentados a jornalistas em 2010. Senado aprova Lei de Acesso às Informações Públicas. Assembléia da SIP divulga resoluções sobre situação da imprensa na AL. Wikileaks suspende divulgação de documentos. Leia o Boletim sobre Liberdade de Imprensa no Brasil e no mundo no http://tambordaaldeia.blogspot.com ou no http://www.ari.org.br.